segunda-feira, 29 de junho de 2009

COMO O ECONOMISTA ESTÁ INSERIDO DENTRO DA DIVISÃO DO TRABALHO DE UMA EMPRESA

A divisão social do trabalho* é o modo como as tarefas laborais são distribuídas nas diferentes sociedades ou estruturas socioeconômicas. Tal divisão ocorre graças a uma cooperação de forças de trabalho numa determinada instância, quando se faz necessária a especialização de atividades produtivas, a fim de aumentar a produtividade.

Pode-se afirmar então, que o sentido da divisão social do trabalho sob uma visão capistalista é a forma como a produção especializa-se buscando sua eficiência, para se produzir mais em menos tempo e tem como objetivo exclusivo a obtenção de lucros. Para que isto aconteça são necessários profissionais capazes de entender e solucionar os problemas de mercado, para então poder-se definir o que produzir e quando.

Neste contexto, destaca-se o economista cujas atividades envolvem os cálculos para financiamento de longo prazo, estudo da formação de preços de venda, potencialidade do consumo, ponto de equilíbrio entre a proucura e a oferta de bens e serviços, rentabilidade e estratégias para aplicação de recursos financeiros excedentes, entre outros.

Portanto, é o economista o proficional apto a direcionar os investimentos, o que refletirá na margem de lucros.

*Segundo MARX (....), a divisão social é o elemento que desagrega as classes. Ela gera uma relação de exploração da classe burguesa sobre o proletariado.

Segundo DURKHEIN (....), a divisão social do trabalho gera solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário