segunda-feira, 29 de junho de 2009

ATIVIDADES EMPRESARIAIS

Primeiramente, ATIVIDADE EMPRESARIAL é aquela direcionada à produção e circulação de bens e serviços, de forma racional e ordenada.

A peça fundamental da empresa é o empresário. Ele representa a “chave” do cofre de qualquer empresa, ou seja, é imprescindível. Ele é como um instrumento, uma realidade tecnológica, onde estão alocadas a inteligência e a visão da empresa.

Para os entrevistados, o economista contribui muito na análise de cenários, ou seja, como está a conjuntura macroeconômica e como estará nos próximos anos com relação a taxa de juros, inflação, cambio, nível de salário, etc. Com esta perspectiva, o empresário tem um embasamento muito melhor para tomar decisões de investimento.

Um renomado economista da história, o austríaco Joseph Schumpeter, dizia que “a função do empresário é combinar fatores produtivos* e, reuni-los” (SCHUMPETER, 1997, p. 84). Com base nessa frase é que vamos perceber a importância do profissional de Economia. Ele passa a ser requisitado para alocar o máximo de recursos possíveis com o mínimo de gastos, levando a empresa ao seu objetivo: o lucro.

O economista pode atuar em empresas de diversas áreas como hotelaria, cosméticos, materiais elétricos e eletrônicos, vestuário, informática, automobilísticas, dentre outras. O fato é que ele é de extrema importância dentro de qualquer empresa, independente da área de atuação da mesma, devido à sua capacidade de promover lucros na produção, ou seja, ele ajuda o empresário a chegar no seu objetivo principal ao trabalhar com o conceito de máxima eficácia. Ele realiza uma análise minunciosa nos balanços patrimoniais da firma, a fim de reduzir custos desnecessários. Além disso, ele estuda o cenário econômico no qual a empresa está inserida, para analisar se é viável ou não produzir determinado produto, ou se esse produto irá gerar lucro ou não. Porém, o economista não se esquece do ecológico. Quando falamos em eficácia no trecho acima, signica dizer produtividade ecológica.

Dessa forma, o economista procura desenvolver uma forma de produzir associando lucro, alta qualidade de produção e preservação ambiental.

*Fatores produtivos são bens ou serviços usados pelas empresas no processo de produção. São combinados de forma a se obterem produtos, que serão consumidos ou empregados em outras fases mais avançadas do processo produtivo. São eles: terra e recursos naturais, trabalho ( o mais abundante e significativo) e capital ( bens duráveis produzidos para serem empregados na produção de outros bens).


Nenhum comentário:

Postar um comentário