segunda-feira, 29 de junho de 2009

EM QUE A ECONOMIA DE UMA EMPRESA PRIVADA DIFERENCIA-SE DE ÓRGÃOS PÚBLICOS?

O economista que atua no setor público trabalha com maior intensidade em questões macroeconômicas (inflação, políticas públicas, déficit público, etc), enquanto na iniciativa privada seu desempenho está mais concentrado em aspectos microeconômicos (custos de produção da empresa, formação de preços e operações financeiras). Embora sejam altamente relevantes, os aspectos macroeconômicos (taxa de juros, inflação, câmbio, etc) também são importantes para o economista da empresa privada

O economista tem importante participação dentro de um governo, ele procura viabilizar os recursos escassos da sociedade, propondo soluções eficientes aos problemas de ordem econômica, o que torna essa uma atividade de grande responsabilidade, pois o desenvolvimento e o equilíbrio na economia dependem do mesmo.

Atuação no Setor Privado

No setor privado são inúmeras as especialidades no mercado financeiro, institutos de pesquisa, empresas de assessoria e consultoria, assim como na indústria, agroindústria, comércio, universidades e entidades classistas.

É no setor privado que o economista estabelece metas a serem alcançadas pela empresa e, desta forma, medidas para implementar tais objetivos. Ou seja, ele elabora o planejamento estratégico empresarial, através de estudos relacionados com a microeconomia. O trabalho exige ainda que se conheçam os ambientes internos e externos da empresa ou entidade.

Assim no que diz respeito ao que acontece dentro da empresa e com o setor específico da economia ao qual ela pertence, o economista poderá desenvolver trabalhos relacionados ao planejamento estratégico, departamento financeiro, estudo de mercados, conjuntura econômica e ambiente de negócios, custos e orçamentos empresariais. Ele ainda analisa o desenvolvimento sócio-econômico e gestão empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário