segunda-feira, 29 de junho de 2009

Economistas, Engenheiros de Produção, Matemáticos, Administradores ou Contadores?


O curso de Economia faz com que o profissional da área seja dotado de habilidades diferenciadas em relação com áreas próximas ou similares como a Engenharia de Produção, a Matemática, a Administração e a Contabilidade.

Porém, é de grande perceptibilidade que a Economia perdeu espaço para alguns desses profissionais. Fato este, que pode ser explicado pela base extremamente teórica a que passa o estudante de economia, fazendo com que ele seja capaz de identificar o problema, procurar soluções cabíveis, para então solucioná-lo. Dessa forma, ele necessita de um conhecimento profundo da sociedade, além de ter de noções da História, da Contabilidade, da Administração e, com menor intensidade, da Matemática. Porém, o problema é que a base prática aparece em menor grau.

Para 67% dos entrevistados, o curso de economia é realmente muito teórico, o que consideram uma grande falha, especialmente para os profissionais que desejam trabalhar em empresas. Para eles, o ideal é que exista um curso de Economia voltado para a iniciativa privada, tendo uma relação maior com o curso de Administração de Empresas. Porém, há controvérsias, já que, 33% dos entrevistados pensam que a base teórica é a essência do curso de Economia.

A Contabilidade e a Administração, por exemplo, exigem do estudante, uma base teórica associados à prática, o que possibilita a tais profissionais construírem e oferecerem uma resposta rápida e imediata sobre o problema proposto. Vale ressaltar que o economista procura pensar diversas soluções para o determinado problema ao invés de tentar resolvê-lo de imediato.

Em relação a Contabilidade, é imprescindível que o economista saiba interpretar um balanço patrimonial de uma empresa, a fim de conhecer sua situação financeira. Sendo assim, ele saberá o que foi gasto por ela nos setores administrativo, comercial e industrial, quais as receitas foram geradas, quais imóveis foram adquiridos, quanto de matéria-prima foi comprada, o gasto geral com os empregados, enfim, uma grande quantidade de informações é coletada pelo economista através de um balanço patrimonial. Além disso, a Contabilidade auxilia o economista para que o mesmo passe a conhecer e fazer uma relação entre a empresa e o cenário econômico.

Em suma, o economista é o profissional responsável por articular estratégias para solucionar problemas de diversas áreas, atuando com conhecimentos de outros cursos, como Contabilidade e a Administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário